quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Hola diz que o Kyril da Bulgária está livre... mas a mim calhou-me um sapo.

Hoje é Dia de Reis, último dia da época de Natal. Último dia, portanto, em que ainda teria “desculpa” para continuar a comer doces. Mas consigo resistir ao Bolo-Rei, e este ano acabaram-se depressa aqueles irresistíveis sonhos com calda de açúcar.

Em vez de comer doces, para não engordar, no Dia de Reis, posso abstrair-me dos Reis Magos do presépio, e, por exemplo, fazer trocadilhos com a palavra “rei”, ou com o ditado “Rei morto, Rei posto”. É um bom dia, como qualquer outro, para dizer “Blogue morto, blogue posto”, como quem diz “Rei morto, Rei posto”.

Enfim, é bom dia para dizer isto como para outra coisa qualquer, mas, o que é verdade, é que o “Vou pelo Sonho”, o blogue que criei faz agora dois anos, estava já um bocadinho moribundo e apetece-me mudar. Até porque, de há uns tempos para cá, estava a ser invadido por mensagens em chinês ou numa língua qualquer que podia querer parecer inglês, mas em inglês não fazia qualquer sentido, o que me fazia ter preguiça de continuar a escrever lá. Para além de que os meus leitores, se alguma vez os houve, pareciam ter emigrado para planetas sem internet, porque quase desapareceram. Para planetas sem internet não, já que os vou encontrando no Facebook, mas isso daria pano para mangas… Estava a gente tão sossegadinha com os nossos blogues, com os nossos leitores, os mais e os menos assíduos, desata tudo a criar perfis no Facebook (eu também), e deixámos de ter tempo para a blogosfera. Deve ter sido por isso que outros blogues de amigos também acabaram ou estão adormecidos há muito tempo.

Mas faz-me falta escrever. E resolvo insistir. Começar de novo. Tentar outra vez.
Com outro nome, nova roupagem, pode ser que os “invasores” não gostem, e os outros tenham curiosidade em ver o que daqui sai. A ver vamos.

E porque hoje é Dia de Reis, quero deixar aqui a minha pequena homenagem não a um Rei, mas um Príncipe. Este:

Não é um príncipe como os dos contos de fadas de quando éramos crianças, que eram todos bonitos e montavam cavalos brancos. Acho que não dizia em parte nenhuma que eram bonitos, mas deviam ser: pelo menos, os cavalos, pela descrição, e depois pelo que vimos nos filmes da Disney, eram belíssimos puros-sangues árabes.

Este príncipe não é bonito, não senhores. Mas para quem começou por ser um sapo…

Um sapo, sim. Eu conto tudo: uns amigos muito queridos deram-me de presente de Natal… um sapo! É verdade! Um sapo que se transformaria em príncipe, aqui sim, tal e qual como nos contos infantis. E a minha sorte é que, para isso, não foi preciso dar-lhe um beijo. Bastou pô-lo em água e, umas horas depois, o animal, que, como muitos outros sapos, era completamente verde, transformou-se num príncipe!
Atarracado e de pés para dentro, mas um príncipe. Muito feínho, mas de coroa na cabeça!

Parece apenas um homenzinho baixote, um homúnculo, de botas altas pretas e calças castanho-encarniçado (cor impensável para calças de homem que se preze), camisa branca e coroa - de príncipe?.
Com a sorte que eu tenho nestas coisas, vai-se a ver e é gay, ou então é só um empregado de mesa de um restaurante de meia-tigela, de botas altas e coroa dourada, vá-se lá saber porquê, a celebrar exuberantemente o Dia de Reis!

10 comentários:

  1. Primeiras! É o que dá ser noctívaga...
    Gosto disto :)))

    Mad

    ResponderEliminar
  2. Já está tudo a dormir, claro... Como é que hão-de comentar?

    ResponderEliminar
  3. São 3:38 da madrugada,e não 19:38. Quando aparecerem, já agora, digam-me como é que se muda a hora dos comentários, tá bem?
    Vou dormir também.

    ResponderEliminar
  4. Seja lá quem for o Kyril da Bulgária, servido com ou sem calda, esta é uma grande abertura para o novo blog.
    E o outro blog, morreu?
    João T

    ResponderEliminar
  5. ó minha linda, se eu não fosse uma cusca não te descobria... LOL parabéns pelo novo 'spot', já sentia saudades de te ler... e adoro ver o teu príncipe tão crescido, tão bem posto... vais ver que não tarda dois sai do copo, ainda bem que isso não vem num armário... LOL beijinhos

    p.s. quanto a doces ontem foi uma overdose... mas agora acabou-se!!!

    SK

    ResponderEliminar
  6. V.Exa. tem alguma coisa contra os empregados de restaurantes de meia tijola?
    Sim, alguns deles são mesmo princípes apesar de o restaurante não ter senão metade da tijola!
    Cumprimentos.
    Sapo

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde e Bom Ano!! Gosti muito da estreia!!

    Realmente o príncipe deixa muito a desejar... mas pode ser que mergulhado numa bebida mais interessante se transforme novamente... quem sabe...

    lembrei-me de ti ontem quando arrumei os detergentes da roupa no frigorífico (que está ao lado do armário)... também eu sou distraída...e muito!!

    Clarinha

    ResponderEliminar
  8. Ora vamos lá a responder:
    Obrigada a todos pela simpatia, com excepção do Sr. Sapo, a quem responderei abaixo.

    Prima Mad,
    Afinal estavas acordada e eu não te tinha visto!Sabias que também foste a primeira pessoa a comentar no meu outro blog? Só tens direito a prémio ao 10º blog, pode ser?

    João,
    Que grande ideia: o Kyril da Bulgária (BTW herdeiro da coroa búlgara)não precisa de mais nada, mas com calda também deve ser bom, sim senhor!
    O "Vou pelo Sonho" não morreu, reformou-se: por agora, vai ficar sossegadinho, a aboborar.

    Sofs,
    Cumprimentos do minorca do príncipe ex-sapo!

    Clarinha,
    Acho que não me lembro de te "ver" no outro blog. Ainda bem que apareces. Volta mais vezes. Isto é que é sina: quando alguém tem uma cena de distracção lembra-se de mim! Bjs para ti e para o "Tente", que ainda não conheço

    e finalmente,

    Caro Sapo,

    Não tenho nada contra empregados de restaurantes de meia-tigela, e ainda que alguns possam ser "mesmo príncipes", como diz, compreenderá que eu prefira o Príncipe Kyril, herdeiro de uma casa real, e lindo, para que conste.
    Peço desculpa se o ofendi e... hum... parece-me que na mesa do canto já acabaram os bitoques e devem estar a querer pedir-lhe Molotov e os cafés.
    E não perca a esperança, quem sabe se também você um dia se transforma em príncipe!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Minha querida autora,
    Porventura terá visto "Um Principe em Nova Iorque". Aquele filme em que o empregado de mesa de maia-tijola é um Princípe.
    Pois é, a querida amiga não lê contos de fadas e depois ignora que por detrás do mais genuíno empregado de mesa está um princípe encantado.
    Cumprimentos
    Sapo

    PS: tenho o prazer de a informar que fui promovido de garçon a chef; no entanto só passarei de princípe a rei depois de o meu ser reformar ou a minha mãe abdicar

    ResponderEliminar
  10. ó miúda, eu dfiz um comentário ao teu principe logo no dia do nosso almoço, mas não aparece aqui nem tu respondes... ou só naba nestes blogs ou então não me ligas nenhuma..

    Beijos
    Kramo

    ResponderEliminar